...

Precisei colocar a moderação nos comentários por causa de alguns spans que pintaram por aqui.
Você, que não é spam, faça o seu, fique a vontade.
Namastê.

fadas da noite

As previsões feitas nesse blog são gerais, falam do astral do período, não são direcionadas para o indivíduo. Para fazer previsões pessoais, você precisa consultar um(a) astrólogo(a) ou numerólogo(a) e usar seu mapa astral ou numerológico de nascimento. Não estou atendendo consultas. Faço o blog porque gosto.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Ano Novo chinês no hemisfério Sul

Astrologia Chinesa e o Ano Novo no hemisfério Sul

Escrevo esse texto para explicar o por quê de sempre que posto sobre o Ano Novo Chinês coloco um Signo Animal diferente para o hemisfério Sul.

A Astrologia Chinesa nasceu na China, no hemisfério Norte, em um tempo muito antigo, onde a atividade predominante era quase que totalmente agrícola.

Os agricultores são pessoas muito conectadas com a Natureza, muito mais do que os habitantes das cidades.
Eles observavam que ao lançar suas sementes na terra, antes de que pudéssemos observar a planta, a casca precisava ser rompida e, ainda dentro da terra, os brotos começavam a nascer.

Se você observar o ciclo da Lua, o Ano Novo Chinês inicia sempre na primeira Lua Nova do signo de Aquário, um signo de natureza Fixa, e lá no hemisfério Norte, é de INVERNO, ao contrário de aqui, no hemisfério Sul, que é de Verão.

Considerando a Roda das Estações, o Ano Novo Chinês inicia na primeira Lua Nova de Signo Fixo de Inverno.

Quem quiser seguir o sistema chinês deve iniciar o Ciclo na Lua Nova do Signo Fixo de Inverno do local em que está.
Para nós, do hemisfério Sul, esse signo é Leão, e não Aquário.
Leão = primeiro signo Fixo após o solstício de Inverno e antes do equinócio de Primavera.

Antes de falar dos Signos Animais Chineses.. deve ter alguém perguntando (como eu).. tá, mas POR QUÊ a Lua Nova nos Signos Fixos?

Todos sabem que quem inicia as coisas são os Signos Cardinais, são eles que abrem as portas nos Quadrantes e estações do ano. 
A função dos Fixos é continuar, e a dos Mutáveis é concluir e preparar para o próximo ciclo.
Certo.O sistema chinês também concorda com isso (eles usam outros nomes para energias parecidas) mas pensa ainda que:

1) Nem tudo o que começa vai até o fim, ou nem tudo o que começa quer dizer que vai acontecer.

2) Os agricultores são pessoas que observam mais a Natureza do que os habitantes de cidades ou os estudiosos.
Eles observaram que quando a semente é lançada no solo, nem sempre ela "vinga", e os sábios consideraram, baseados nisso, que os ciclos não iniciam quando as sementes são lançadas, mas quando a casca se rompe ainda dentro da terra - isso acontece nos signos Fixos. (os chineses)
O Signo Fixo significa que o acontecimento será duradouro, ou que a semente será uma planta.

3) Comparando o Ciclo do Ano a uma planta: 
no signo Cardinal a semente é lançada e 
no signo Fixo é que a casca se rompe e realmente "nasce" ainda dentro da terra.

4) Energeticamente, o Ano Chinês começa em um ponto médio, entre o solstício de inverno e o equinócio de primavera, pois é nesse momento que a energia reverte de yin para yang, deixando de ser um potencial e iniciando sua manifestação material no Ciclo.

5) O sistema chinês, embora diferente do ocidental, também é fundamentado na observação da interação das energias da Terra com as energias do Céu.
Nesse sistema, o Signo Fixo que falei acima corresponde ao ponto do final de um Mês do elemento Terra e início de um Mês do elemento Madeira - simbolizando os brotos nascendo das cascas rompidas das sementes, ainda dentro da terra (que para nós só serão visíveis na época da Primavera).

6) A Astrologia Ocidental, a que mais pratico, considera o Ano Astrológico iniciando no início da Primavera (quando nós já podemos observar a planta acima da terra), enquanto a Astrologia Chinesa considera o Ano Astrológico iniciando no momento que os brotos rompem a casca e deixam de ser um potencial, pois nesse momento realmente já "nasceram", nós é que ainda não conseguimos vê-los.

7) Temos uma diferença grande no fuso horário em relação a Pequim. 
Lá o Sol é avistado antes do que aqui. 
Essa diferença de fuso horário é levada em consideração na hora de estabelecer o Signo Animal na Tabela, que é a mesma.

Não sou especialista em Astrologia Chinesa, embora ache ela fascinante.
São sistemas diferentes, mas, pelo que já observei dos meus quase 57 anos de vida, funciona muito bem.

E, muito além do que é divulgado superficialmente, não são apenas os Anos regidos por Signos, mas também os Meses e as Horas.

Além dos Signos, todos esses (Anos, Meses, Dias da estação do ano e Horas) tem seus elementos (para eles são cinco: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água) e suas polaridades Yang/Yin (Positivo/Negativo, ou Masculino/Feminino).

Para elaborar uma carta astrológica chinesa são necessários mais dados, cálculos e análises do que simplesmente o Ano de Nascimento, embora esse seja de especial importância.

A ênfase pessoal dessa carta astrológica está no DIA, e não no Ano.
Ela forma 4 pilares principais, sendo 2 pessoais e íntimos e 2 sociais e familiares.

O Ano de Nascimento corresponde a um ciclo social e aos ancestrais, condição fundamental no sistema chinês para um destino feliz.

Para quem quiser estudar o assunto, recomendo o livro "Feng Shui para o Hemisfério Sul", de Roger Green, editora Vitória Régia.


Namastê.

Nenhum comentário: