...

Precisei colocar a moderação nos comentários por causa de alguns spans que pintaram por aqui.
Você, que não é spam, faça o seu, fique a vontade.
Namastê.

fadas da noite

As previsões feitas nesse blog são gerais, falam do astral do período, não são direcionadas para o indivíduo. Para fazer previsões pessoais, você precisa consultar um(a) astrólogo(a) ou numerólogo(a) e usar seu mapa astral ou numerológico de nascimento. Não estou atendendo consultas. Faço o blog porque gosto.

sábado, 23 de outubro de 2010

o signo de ESCORPIÃO


Escorpião pertence ao elemento Água, qualidade Fixa e polaridade Yin (feminina, passiva).

Signos de qualidade Fixa simbolizam o meio das estações. Escorpião, no hemisfério Norte é o Outono, e no hemisfério Sul é a Primavera.
O meio da estação é a parte mais pura dela. No início (signos Cardinais) a estação entra com toda força, marcando a diferença da estação anterior. No fim (signos Mutáveis) a estação já está se adaptando para o início da próxima. Mas no meio a estação se manifesta com toda a plenitude, com mais força.

A qualidade fixa é responsável pela teimosia e persistência de Escorpião. Diria que também por sua tendência a obsessão. Signo que vai sempre até o fim, raramente desiste, chega a ser obsessivo em seus objetivos.
Mas essa qualidade fixa também lhe confere fidelidade e lealdade.

Embora seja mais conhecido como um dos “galinhas” do zodíaco, devido a sua grande afinidade com o sexo, Escorpião é fiel e leal. Dificilmente trai uma amizade ou um amor. E também não tolera traições.
Enquanto não encontra seu par, Escorpião pula de galho em galho ou pratica o celibato (pois é um signo de extremos). E seja trocando de parceiro ou ficando sozinho, Escorpião SEMPRE será fiel a si mesmo, para dedicar essa fidelidade ao seu parceiro, quando o escolher.

É um signo de grande força emocional, fortes desejos, muito mais famoso pelos seus defeitos (ciúmes, vingança, inveja, teimosia, rancor, às vezes crueldade e às vezes aparente frieza e ausência de sentimentos, egoísmo, possessividade, raiva, dureza, e mais alguns) do que por suas qualidades (persistência, inteligência, sutileza, lealdade, capacidade de suportar situações difíceis, capacidade de transformação, dom de cura, dom de descobrir enigmas, força psíquica, capacidade de viver o sexo de uma maneira especial).

Escorpião é um signo considerado maléfico por pessoas que estão cheias de medo do desconhecido. Essas mesmas pessoas fariam melhor se meditassem sobre a beleza assustadora da teia de aranha, sobre a eficiência da serpente, a força e vigilância da águia, ou sobre as maneiras de se defender do calado escorpião. Escorpião nos ensina que podemos encontrar a nós mesmos naquilo que tememos. É por meio do perigo que aprendemos a ter cuidado. Além disso, os segredos da vida e da morte estão ocultos nesse signo.

No íntimo, Escorpião é muito inseguro.
Tem tanto medo de perder as pessoas que ama, ou suas posses, que precisa de super garantias para se sentir bem. Daí vem seu ciúme. (Ciúme = medo, insegurança).

O elemento Água está relacionado com as emoções, o mundo de Escorpião.
O elemento Água com a qualidade Fixa é ÁGUA GELADA. Daí sua facilidade em “congelar” suas próprias emoções.
Claro, isso superficialmente, externamente; pois no íntimo está sempre em erupção e movimento constante. A polaridade feminina, yin, é outro fator que lhe facilita manter a calma e a frieza em momentos cruciais. Mas não se engane com essa aparente passividade.

A vida de Escorpião é percebida como uma grande geleira, através da qual ele viaja, cheia de armadilhas (ou fendas) emocionais e sensuais e muitas tentações para usar seu magnetismo e profunda percepção para se beneficiar ilicitamente. Mas sendo o signo seguinte à Libra, o signo do Você e da vida em sociedade, Escorpião deve partilhar suas vantagens e recursos para prosperar sempre. Do contrário, terá muitas oscilações, períodos de grandes lucros e grandes perdas.

Escorpião é como um vulcão que está dormindo, e você nunca sabe quando ele vai despertar. Seu íntimo é pura energia, e ele precisa de um canal para manifestar tudo isso. A maneira mais fácil de soltar sua energia forte é pelo sexo desatinado, ou pela raiva. Novamente não se engane: Escorpião é capaz de muitas lágrimas, bondade, alegria, gestos nobres e muitas outras emoções positivas.

A água gelada faz com que quase nunca se entregue. Desconfia muito das pessoas e das situações. Mas quando se entrega, é de corpo e alma, até o último fio de cabelo. Principalmente no amor (emoções.. água descongela..), e daí não admite mesmo ser traído.

Tem tendência para a timidez e sensibilidade extremada. Misterioso, esconde suas intenções e suas armas para, de uma maneira sinistra, manipular pessoas e situações. Daí seus tantos conflitos obsessivos e excessos sexuais. Quando consegue combater essas peixões exageradas, Escorpião se liberta, e tem início uma profunda modificação, com vislumbres dos enigmas, do inconsciente coletivo e uma lucidez interior que lhe permite acessar sua grande força psíquica.

Deve aprender a ser mais sociável.

Escorpião é água fixa (gelada) e água fervendo também. Um de seus regentes, Marte, é um planeta de fogo, que esquenta muito suas emoções, e o outro, Plutão, manda nos vulcões.. Mas ele prefere parecer um cubinho de gelo insignificante, ou um iceberg que pouco se comove. Enquanto isso, no interior ele ferve.. borbulha..
Muito inteligente e observador, vê tudo, como se tivesse uma espécie de radar, que capta a alma dos outros. Sabe muito bem quando você está mentindo ou sendo sincero, mas não vai dizer isso a você.

Mas a intuição e os pressentimentos de Escorpião são diferentes de Sagitário e Aquário. Escorpião, o mundo das águas, sente o que o outro sente, e consegue permanecer frio o suficiente para raciocinar. Nesse ponto, a vida não é fácil, pois nesse mundo de “santos” imagina só ficar percebendo o íntimo dos outros..

Por uma ironia da vida (ou sabedoria?), Escorpião tem que conviver durante grande parte de sua vida, com as traições. Ou trai, ou é traído. E, por isso, terá que conviver com as perdas. Faz parte de seu arquétipo: morte e renascimento, a Fênix que renasce das cinzas, a capacidade de transformar situações (para melhor ou para pior, conforme seu livre arbítrio).

Sua mais nobre missão nesse mundo é aprender a perdoar. E sua segunda missão, também nobre, é aprender a se desapegar.
Se conseguir isso, terá a tão sonhada paz interior.

Esse signo tem facilidade em conseguir dinheiro, riqueza, é disciplinado, trabalha o quanto for preciso para chegar a seus objetivos, tem muita intuição, pressentimentos, “olho clínico”.

É silencioso, mais observa do que se mostra. Talvez por isso perceba tão bem o que vai no fundo da alma das pessoas. Talvez por sua grande capacidade de observar e perceber até os mínimos detalhes (mais do que Virgem) e compreender sempre os vários lados de uma situação ou pessoa (mais do que Gêmeos e Libra), e isso tudo sem perder a visão do todo, é que geralmente seus pressentimentos se concretizam. Ele é maravilhoso para fazer previsões.

Escorpião é também um grande guerreiro.
Mas não gosta de gastar sua enorme reserva de energias à toa (afinal, isso dá trabalho..). Não é qualquer briguinha que lhe atrai. Gosta mesmo é dos grandes desafios. É um guerreiro impiedoso, obstinado, persistente, inteligente, perspicaz, sensível mas com capacidade para permanecer gelado e sua energia parece que nunca acaba. Enfim, o típico guerreiro que é melhor ter como amigo. Seria aquele típico guerreiro que gosta de descansar na sombra e curtir seus prazeres, e nem liga quando lhe chamam para a briga. Mas quando sai de seu acomodamento.. é para brigar mesmo, é porque o assunto mexeu com ele, é porque vai mesmo até o final.

Tem uma fascinante capacidade de se recuperar de situações as mais difíceis que você possa imaginar. Você algum dia o encontrará literalmente no chão, reduzido a pó, chamuscado, nem sombra do que foi no passado. Não se espante se tempos depois você o encontrar melhor ainda do que quando o conheceu, com uma aparência de que nada de muito importante aconteceu em sua vida. Isso faz parte do seu signo. Essa capacidade de recuperação, de transformação e de cura é parte da força de Escorpião.

Escorpião deve evitar de tentar se vingar de quem lhe prejudicou, pois, se fizer isso, ficará preso a essa mesma situação indefinidamente (devido a sua obstinação) e não viverá em plenitude seu momento presente. Deve praticar o Zen, aprender a sacudir a poeira e seguir em frente.
Muitas vezes vence montanhas de problemas e obstáculos e mesmo assim continua preso ao passado, amaldiçoando o tanto que sofreu, ao invés de desfrutar a alegria de estar livre.

Gosta de emoções fortes (no fundo, quer mesmo é derreter esse gelo), gosta de provar sua força, principalmente quando ainda é imaturo.

A riqueza e a força de Escorpião é oculta.
Plutão é o deus dos infernos, do fundo da terra, dos vulcões, das profundezas, das minas, dos cemitérios, da noite escura sem lua, dos mistérios. A vida e a morte são ciclos naturais, e nenhuma lhe é estranha.
Por isso, internamente está sempre em atividade. Sua aparente passividade é uma proteção para que ninguém se intrometa no seu castelo.

Nas profundezas e nas minas estão as riquezas da terra. No subconsciente é que está a maior parte da nossa força. E Escorpião, das profundezas e do inferno, está muito ligado ao poder, em todas as suas formas. Uma de suas lições de vida é aprender a lidar com o poder.
O verdadeiro poder não abusa.
O verdadeiro poder sabe que posso mudar a mim mesmo e mais ninguém. Posso influenciar, e só.
O verdadeiro poder, o maior de todos, é sobre a minha própria pessoa.
Até aprender isso, Escorpião se envolve em lutas pelo poder, baixezas e coisas do gênero. Um dia, lambendo suas feridas, Escorpião descobre que o poder está dentro dele mesmo (eu tenho a força!!) e é só a partir desse aprendizado que consegue usar plenamente toda a sua força e energia.

Signo que tem uma grande força de cura.
De uma maneira geral, todos os signos de Água tem força de cura (Câncer, Escorpião e Peixes). Câncer no sentido de cuidar o quanto for preciso até que esteja recuperado. Peixes tanto pela capacidade de sacrifício como pela sua parte divina. Escorpião pela sua persistência e coragem é maravilhoso como cirurgião, psiquiatra, trabalhando em emergências ou pesquisando novos tratamentos. Porque é ousado, tem sensibilidade, consegue ficar frio e ser prático em situações dramáticas e nunca desiste. Já nasce com essa energia, é um curador e um xamã ao natural.

É um grande amigo, fiel, leal, e capaz grandes gestos para fazer feliz ou ajudar a quem ama. É aquele amigo ou amiga que você pode contar em QUALQUER situação. Mas vai exigir de você a mesma dedicação e fidelidade.

Profissionalmente, Escorpião é ótimo detetive, pesquisador, ocultista, psicólogo, psiquiatra, cirurgião, administrador, economista, químico, cientista, biólogo (estuda a vida e a morte), estrategista.
Prefere trabalhar sozinho, calado, no escuro e muito bem protegido, e só gosta de mostrar o resultado do seu trabalho quando ele já está pronto. Gosta de ser bem reconhecido e recompensado, mas não de ser notado demais ou muito aplaudido. Prefere ficar invisível e exercer o poder de maneira oculta, como aquele conselheiro influente por trás de alguém poderoso.

Outras profissões de afinidade são arqueólogo, espião, explorador, trabalhos com petróleo, radiologista, lixeiro, faxineiro, profissões ligadas à sujeira ou à morte (coveiro, dono de funerária, executor de testamento, vendedor de seguros, etc), e ainda açougueiro, fiscal, feiticeiro, soldado, segurança, guerreiro.

Tem o dom de descobrir talentos ocultos nas pessoas e também de fazer negócios aparentemente falidos prosperarem muito. Se compartilhar sua riqueza, ficará sempre mais rico. Ao descobrir os talentos dos outros e colocá-los a trabalhar para si, estará enriquecendo a si mesmo e seus auxiliares.

Tudo o que for misterioso, oculto ou desafiador lhe atrai, porque gosta de trabalhar no mundo das causas, de saber como “funciona”. Profissões que trabalhe sozinho, ou que seja quase totalmente independente são ótimas, porque lhe permitem usar de toda a sua capacidade oculta à vontade e lhe permitem mostrar o resultado do seu trabalho, já pronto.

Na saúde, escorpião rege o sexo, bexiga, órgãos excretores, nariz, uretra, o sistema imunológico, os vícios, as vacinas, o parto, a menstruação e os venenos. Devido à tendência de acumular muita energia negativa, deve constantemente descarregar isso com atividades físicas. A água, seu elemento, ajuda muito a lhe acalmar, seja praticando natação, curtindo um aquário, pescando, lavando a roupa no tanque, praticando surf ou observando o mar, enfim, tendo água por perto.
Deve trabalhar muito a sua vida emocional, ela está intimamente ligada à sua boa ou má saúde. As emoções são a sua grande força, e ao mesmo tempo sua fraqueza.
Muitas vezes esse acúmulo de emoções e energias no seu interior gera no exterior um grande fascínio nas outras pessoas.

Escorpião é o signo que vem para romper o equilíbrio cristalizado em Libra.
Por isso a necessidade de aprender o desapego.
Seu signo de qualidade Fixa, que é obstinada e persistente, não gosta de iniciar coisas novas, mas gosta de continuar o que já foi começado e só para no final.
Em Libra, procuramos muito o equilíbrio, a justiça e a harmonia. Quando equilibramos os dois pratos da balança, queremos que eles fiquem assim para sempre. Oh! Isso não é possível! A vida é constante movimento. Mas é uma sensação tão agradável, que é necessária uma energia muito forte para sair desse estado estático. É necessário, porque a vida é assim, ela faz pausas, mas não para.
Então, lá vem Escorpião, morre e renasce. Cria, destrói e cria novamente. Hoje tem, amanhã não tem, outro dia terá novamente. Esse é o equilíbrio dinâmico (diferente de Libra, Escorpião já sabe o que é o equilíbrio, não precisa buscar, mas manter). Viver com segurança na insegurança, esse é objetivo.

Escorpião tem ainda 3 níveis de evolução: a Serpente, o Escorpião e a Águia (ou a Fênix).

A Serpente rasteja, é ainda infantil, cheia de poder, mas não se conhece, não sabe o que fazer com tanta energia, e sucumbe à insegurança, ao medo, e muitos sentimentos negativos. Odeia, trai, mata, envenena, inveja.. até que um dia vai provar seu próprio veneno e através de uma tremenda perda ou crise passa para nível do

Escorpião, que percebe seus próprios defeitos e começa a tentar mudar. Tem início uma jornada em busca de si mesmo, que lhe permite descobrir tesouros inimagináveis, mas que só conseguirá utilizar quando aprender a perdoar e a se desapegar.

A Águia voa alto, e tem uma visão bastante clara de tudo. É muito realista e prática, forte, mas a grande altura que alcança lhe permite fazer contato com as forças espirituais e elevadas. Então, volta-se para outro e busca ajudar, melhorar, compartilhar.

A Fênix, ave mítica ligada a simbologia de Escorpião é aquele pássaro que renascia de suas próprias cinzas, e simboliza a capacidade do signo de se recuperar de qualquer situação, e também de passar de um nível a outro de consciência (Serpente, Escorpião e Águia).

Escorpião precisa trabalhar:

1- Desapego. Viver com segurança na insegurança, assim é a vida e a natureza. Periodicamente fazer uma faxina emocional no seu interior.

2- Perdão. Primeiro a si mesmo, e depois aos outros. Lembre-se: “a melhor vingança é ser feliz”.

3- Possessividade, ciúme. Não ter medo de perder, cultivar a autoconfiança, e não responsabilizar o outro pelos seus próprios sentimentos.

4- Não fazer uma batalha de tudo. As vezes é melhor ser feliz do que ter razão. As vezes ganhar a competição tem um gosto amargo. Nem todas as batalhas merecem a nossa energia.

5- Não confundir amor com paixão. Ter uma vida sexual saudável.

6- Confrontar e superar seus medos. Geralmente eles ficam reprimidos, como costuma fazer com suas emoções, e se transformam em pânico. Você não precisa de defender de tudo. É muito importante saber a diferença entre se proteger e ficar paranóico. Muitas vezes a melhor defesa é um estado de calma e fé interior.


Para desenvolver a energia de Escorpião (ou para escorpianos se reenergizarem):

1) Tenha contato com a Água, em suas várias formas. Depois misture água e fogo (água quente). Seja criativo: tome um chá quente, um banho quente, beba água perto de uma vela perfumada, tome um banho de piscina ou na praia em um dia de sol, derreta um cubo de gelo.. use a imaginação.

2) Faça contato com a energia da morte, visite um cemitério, observe os túmulos, mas não de alguém que você tenha conhecido. Vá a algum local impessoal, sem ligações emocionais suas. Vá sozinho, fique em silêncio e permita-se insights.

3) Assista a um parto, e perceba que o nascimento também é uma batalha. Perceba que a mãe, mesmo após as dores, esquece o sofrimento e tem muito amor pelo filho. Perceba que para o neném é uma experiência assustadora mas ele vai em frente assim mesmo.

4) Assista a uma cirurgia. Perceba como somos delicados, frágeis, e também fortes. Observe da perspectiva do paciente, e do cirurgião. Observe como são importantes todas as pessoas que participam desse processo.

5) Tenha muitas experiências de transmutação: veja como no cotidiano temos muita capacidade de transformar o ambiente e a situação. Isso se aplica tanto a uma bela faxina em casa, cultivar plantas (elas nascem no escuro, ficam fortes, depois morrem e deixam sementes), cozinhar (transformamos os ingredientes e depois saboreamos), etc. Veja que a transmutação não é nada fantástico: ela exige muito trabalho, concentração e disciplina.

6) Perceba em qual dos níveis da energia de Escorpião você se encontra (Serpente, Escorpião ou Águia) e use a força da Fênix para prosseguir.

7) Tente vencer em si mesmo um dos 9 testes citados no texto “O Mês de Escorpião”.

8) Faça planos, tenha objetivos. Planeje, calcule, sonhe. Organize seus recursos. E vá até o fim. Persista até conseguir.

9) Escolha um dos seus medos de cada vez (se tiver mais de um, e se for escorpiano, provavelmente tem) para combater. Primeiro aceite seu medo, sinta-o profundamente. Pergunte a si mesmo se o seu medo é realista. Observe quais os pensamentos negativos a respeito de si mesmo você tem quando está com esse medo. Exagere e torne seu medo engraçado. Perceba se você se sente inadequado, e como. Envie carinho e atenção ao seu medo, irradie amor e luz, imagine seu medo como uma criança que você precisa cuidar e proteger para que ela se sinta segura. Depois de tudo isso, perceba que você sempre tem opções, e pode fazer escolhas. Para finaliza, cada vez que você sentir esse medo, lembre-se de seu maior objetivo.

10) Estude profundamente a Magia, Ocultismo, Parapsicologia, Ufologia, ou temas semelhantes. Descubra se você está na energia no Xamã, ou do Vampiro.

11) Estude os hábitos dos escorpiões, das serpentes e das águias. Veja como todos eles tem características fortes e práticas que podem ser usadas de maneira muito positiva e construtiva, tanto para você, como para quem você ama.

Namastê.

19 comentários:

Anônimo disse...

FEZ TODO SENTIDO PRA MIN OBRIGADO!

Anônimo disse...

Vera,

Parabéns pelos seus textos com propriedade e profundidade, parece até que voce também é de escorpião. Como eu sou fiquei deslumbrada com a clareza que voce me definiu,te adicionarei em meus favoritos e peço autorização pra divulgar seus nomes aos meus amigos.
Abraços, Eliana Escorpiana

Anônimo disse...

Mto bom o texto,eu sou realmente assim.

Unknown disse...

Ótimo me ajudou muito e vai ajuda obrigado paz e luz

Unknown disse...

Muito bom me ajudou muito paz e luz

Unknown disse...

Ótimo me ajudou muito e vai ajuda obrigado paz e luz

gerlane disse...

realmente é assim que sou,tudo isso e muito mais.obrigada pelas dicas.vc está escorpiana,até hoje nunca tive sorte no amor,e imagino que terei nunca.posso dizer com convicção q mim ajudou muito obg!
29 de agosto de 2014!

Anônimo disse...

nossa, tudo que voce disse, eu encachei, até onde me conheço, acredito que tudo seja verdade, pois sou do segundo decanato,06.11.agora estou na fase de escorpião para águia, e espero conseguir superar todos passos necessários para evolução, com exito, pois quero realizar meus sonhos, obrigado, por ter publicado esta matéria, obrigado pela luz.

Susana disse...

obrigada!Namastê

Anônimo disse...

Obrigado pelas palavras Susana! Acho que estava precisando disso, sempre leio a respeito do meu signo mas hoje realmente senti algo diferente tocar meu íntimo! Namastê

elimary disse...

e muito interessante, e me ajudou a entender um pouco mais o meu filho que tem como signo o escorpião. gostaria muito de ler um artigo desse molde mas do signo de aries e gêmeos. seria muito interessante. obrigado

Susana disse...

obrigada elimary! Aqui no blog tem esses artigos para todos os signos. Tem uma série de artigos falando sobre cada signo, outra série falando sobre o Mês do Signo, e outra série falando sobre os Trabalhos de Hércules de cada signo. São 3 abordagens diferentes para cada um. Dá uma olhada nas tags no final do blog, é fácil de encontrar. Namastê.

S.Alessandro disse...

Oi Susana, muito bom o texto parabéns.

Unknown disse...

Caralho me descreveu total, sou muito xamã mesmo, se possível entra em contato comigo

Unknown disse...

Execelente! Tenho jupiter em escorpião...Agora muita coisa fez sentido.

Unknown disse...

Gratidão au texto

Unknown disse...

Muito obrigado

Aless disse...

oi Susana, muito legal mesmo esse texto, parabéns

Unknown disse...

Gostei mto! Em certos momentos do testo me dei de cara comigo mesmo ... Parabéns pelo trabalho