...

Precisei colocar a moderação nos comentários por causa de alguns spans que pintaram por aqui.
Você, que não é spam, faça o seu, fique a vontade.
Namastê.

fadas da noite

As previsões feitas nesse blog são gerais, falam do astral do período, não são direcionadas para o indivíduo. Para fazer previsões pessoais, você precisa consultar um(a) astrólogo(a) ou numerólogo(a) e usar seu mapa astral ou numerológico de nascimento. Não estou atendendo consultas. Faço o blog porque gosto.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O signo de Libra



Libra é o signo que corresponde ao início da Primavera no nosso Hemisfério (Sul) e ao Outono no Hemisfério Norte.

Pertence ao elemento Ar, qualidade Cardinal e polaridade masculina (ou positiva). É regido pelo planeta Vênus.

Se você tem o Sol, o Ascendente, a Lua, ou planetas pessoais em ângulos importantes no signo de Libra, poderá se identificar com muitas dessas características.

Para Libra, o que mais interessa é o papel na sociedade, a vida em grupo, os valores aprovados pela maioria, por isso está sempre querendo agradar e harmonizar a convivência entre as pessoas. Não é bonito brigar, andar sujo ou desarrumado. Isso tudo já foi aprendido em Virgem. Mas, diferente de Virgem, cujo objetivo era a purificação, Libra quer conviver em sociedade, quer agradar, ser admirado, ser amado, se sentir querido. Diferente de Leão, que quer ser admirado e aplaudido, Libra quer ser amado. E para provar que merece tudo isso, é capaz de exagerar, sacrificando seu tempo com obrigações sociais, festinhas maçantes ou até mesmo um casamento falido. Isso porque Libra pertence ao grupo. Diferente de Aquário, que contesta o grupo, de Gêmeos que observa e aprende com o grupo, Libra pertence ao seu meio social. Precisa de companhia, não suporta a solidão.

Por essa necessidade de estar sempre convivendo com alguém, Libra, quando vai ao extremo, suporta relacionamentos desgastantes e já acabados, tentando ainda salvar alguma coisa, qualquer coisa que seja, prá não ficar sozinho.

Libra se comporta da maneira que aprendeu que será bem aceito. E se esmera ao máximo, desde a aparência, a vestimenta, as palavras, os sorrisos, tudo tem que estar perfeito, não pode ficar nenhuma dúvida que será aceito e amado.

E enquanto procura se relacionar de maneira impessoal (conforme as regras sociais), Libra tem dentro de si altos padrões. Na maioria das vezes enquanto faz tudo para ser aceito e passa por oportunista, hipócrita ou instável, seus ideais interiores se chocam com aquilo que a sociedade espera e cobra das pessoas.

É por isso que esse signo também tem a fama de ser TÃO indeciso. Como um pêndulo, fica oscilando entre seus altos ideais internos, e a pressão social. E realmente, não sabe o que fazer, fica nervoso, ansioso, porque não quer abrir mão de nenhum dos dois: quer muito ser aceito e amado, mas também quer muito que os outros correspondam a seu alto nível de exigência. Principalmente, não quer baixar o seu padrão interno. Essa é uma das decisões importantes que tomamos no signo de Libra.

Libra também é um signo que representa a justiça, o equilíbrio. Enquanto em Áries é tudo “Eu”, Libra percebe que não está sozinho, que é “Eu” e “Você”. Por isso, relacionamentos são algo muito sério. O outro é a referência. Mas o que percebemos no outro também existe em nós mesmos, porque não é possível perceber algo que não conhecemos primeiro. Quando nos apaixonamos, redescobrimos que somos maravilhosos, divinos, especiais, completos; as pessoas que amamos nos mostram isso, pois tudo o que descobrimos e amamos nelas, e através delas, já existe dentro de nós mesmos. Aqui está uma das belezas de Libra: descobrimos que apesar de sermos seres divinos, completos e maravilhosos, sempre precisaremos de alguém para nos mostrar isso. As pessoas com as quais nos relacionamos são as referências que usamos na nossa busca de equilíbrio, cada um deles mostrando uma parte de nós mesmos.

O símbolo da justiça é uma balança (outro nome de Libra). E essa balança é muito sensível. Qualquer desarmonia, por menor que seja, faz com que os pratos da balança comecem a se mexer para um lado.. para outro.. e vem junto a inquietação. Precisa urgente equilibrar os pratos novamente.

Libra é refinado, tem bom gosto, busca a paz e a boa convivência, gosta da beleza e da organização, tem altos padrões estéticos, gosta de arte, música, moda. Discussões, palavras ásperas ou grosseiras e comportamento frio desestabilizam Libra, que novamente vai ficar equilibrando os pratos..

Nos relacionamentos, busca a igualdade de direitos e deveres. Mas sempre a democracia e os tratados de paz, nunca a guerra. Faz pequenas concessões para evitar desentendimentos e procura sempre agradar seu parceiro de alguma maneira. Está sempre envolvido em relacionamentos, não suporta a solidão, precisa dialogar com alguém. Mas sob suas maneiras suaves, carinhosas e sedutoras, geralmente é Libra quem manda no relacionamento.

Você tem alguma dúvida? Afinal quem sabe mais do que Libra o que é correto socialmente e o que não é? E quem busca sempre a igualdade e o equilíbrio? (Você não ousaria pensar que não é o bem informado Libra..) Então, mesmo com toda a sua indecisão e ansiedade, acaba sempre dando a última palavra. Claro, de uma maneira muito simpática, elegante e charmosa, é capaz de fazer você se sentir um monstro se não concordar com tudo isso.

Libra é um excelente argumentador. Essa capacidade de perceber o outro que inicia nesse signo lhe dá uma conversa poderosa. Adora argumentar, discutir, debater, apontar os prós e os contras, avaliar bem toda a situação e todas as pessoas envolvidas e vai indo.. fica a noite toda conversando e argumentando, mas não lhe peça para concluir, decidir, escolher um lado ou tomar um partido. Aí, novamente os pratos da balança começam a se mexer. Porque o azul é bom e o amarelo também. E o objetivo de Libra nunca é ficar com um e excluir o outro, mas equilibrar e ficar com os dois. Isso se reflete até mesmo na hora de sair: vou com a roupa verde ou com a roupa laranja? (?) complicou..

Libra tenta equilibrar tudo: seu lado feminino e masculino, seu lado místico e prático, a cabeça e o coração, o trabalho e o descanso, o dia e a noite, o certo e o errado, o bem e o mal..

Daí sua ligação também com a justiça, ou a busca dela. Em Leão, o fruto (o Ser) fica maduro, pronto, e é colhido (se mostra), em Virgem o fruto é armazenado e cuidado e em Libra é feita a justa distribuição da colheita.

Libra, como o início da vida social, fica deslumbrado e dependente dela. Necessita ardorosamente de companhia, não suporta a solidão. Mas também tem crises de melancolia, quando busca sossego e calma para se recuperar de suas infindáveis oscilações. A multidão lhe incomoda, prefere um relacionamento a dois, mais íntimo. Porque quando Libra tem uma vida social super ultra intensa, precisa de muitos momentos de sossego, lembre-se, tudo tem que estar em equilíbrio.

Por essa sua grande necessidade de companhia, fica muito influenciável. Se afirma através dos outros, e não de si mesmo. Julga seu próprio valor pela quantidade de admiração, elogios ou reconhecimento que recebe. Essa carência pode ser um grande problema, por lhe tornar muito fraco a pressão externa, fazendo com que mude opiniões, aparência, e outras coisas em sua vida para se sentir aceito e, dessa forma, fica muito sujeito a manipulações.

Por outro lado, essa mesma carência faz com que se importe tanto com a opinião e atitude do outro, é o que lhe leva a conhecer o outro, compreender o outro.

Para satisfazer e agradar, é necessário conhecer o outro, saber o que ele precisa. Por isso, Libra conhece profundamente o sexo oposto e, através de estratégias inteligentes, consegue, conversando, chegar a pessoas, situações ou acordos que os outros signos achariam quase impossível. Com charme, sedução, sorrisos, voz macia e muita paciência para argumentar, Libra seduz e depois foge.

Libra não seduz com o coração, com a emoção, mas com o intelecto. É um signo do elemento Ar, usa muito sua mente. Vê com o intelecto. Seduz, para ser aceito. E foge, para não tomar decisão nenhuma.

O maior conflito de Libra é não ser aceito pelos outros por aquilo que é, mas por aquilo que deve ser. A sua preocupação em ser ou não ser abandonado é que cria tanta dependência. E quando fica assim, passa a vida na expectativa de atitudes e sorrisos que lhe garantam que é amado, em busca sempre de mais status social, tornando-se extremamente vaidoso conforme a hierarquia de quem se dignou a lhe dar um sorriso, ou um elogio, e se sentindo humilhado quando isso não acontece, ou quando é questionado por alguém. Nesse caso acontece o seguinte: se a própria pessoa não se aceita e não se valoriza como Ser, acaba desvalorizando quem lhe aceita: se seu não presto, ele (a) deve ser bem pior do que eu, porque me aceita..

E como compensação, aliena-se de si mesmo, se submete docilmente à autoridade sem questioná-la, despersonaliza-se perto de uma hierarquia maior, imita o que é socialmente aceito, se empolga com líderes, super stars, tudo o que é fashion, fazendo o que pode para não ser confundido com o que considera feio ou fora de moda, buscando status através do bairro que mora ou da etiqueta que veste, por exemplo, tornando essas coisas mais importantes do que o seu Ser. Em vez de serem coisas que lhe servem, torna-se escravo delas.

E tem uma enorme vergonha de ser pego nesse joguinho. Essa vergonha não é nada mais do que não aceitar que não se aceita. E quando vive assim, Libra paga um preço muito caro apenas para não assumir totalmente o seu Ser. Essa situação de faz de conta lhe traz junto a depressão e a apatia, porque fingir não é algo que se possa fazer por muito tempo impunemente.

Mas felizmente essa sua necessidade de companhia também tem pontos muito positivos.

Quando sua balança está interiormente equilibrada, Libra tem o dom de harmonizar os ambientes, levando beleza e graça às pessoas com as quais se relaciona ou faz contato. Com muita educação, cuidado e diplomacia, consegue aliviar as tensões, tornar as coisas mais fáceis e agradáveis para todos e para si mesmo.

Muitas vezes é chamado para dar conselhos, conseguir que pessoas façam as pazes ou entrem em acordo, apaziguar os ânimos. Pelo seu grande interesse na área de comportamento humano, tem o dom de descobrir talentos nos outros, adora unir as pessoas e depois ser chamado para ser o padrinho ou madrinha do casamento e terminar tudo numa linda festa. E sua necessidade de justiça faz com que distribua seus sorrisos e gentilezas de maneira igualmente generosa a todas as pessoas do seu grupo.

Geralmente é Libra quem promove a paz. Um dos melhores exemplos pessoais desse signo é Gandhi: interiormente equilibrado, lutou incansavelmente de duas maneiras aparentemente opostas (com força e disciplina, submissão e gentileza) para promover a paz e a independência, porque tinha uma convicção interna de que estava certo (não se deixava dobrar internamente) mas conseguiu agradar, não pelo simples fato de agradar, mas fazer um bem, a um grande número de pessoas.

Librianos são atenciosos com todos, e muito carinhosos com quem amam. Adoram demonstrar seus sentimentos e igualmente adoram receber demonstrações. Sentem prazer em encher sua vida de elegância e compartilhar isso. Desejam relacionamentos serenos baseados no respeito e no afeto. Estão constantemente buscando se unir e fugindo de se comprometer.

O elemento Ar faz com que não gostem de ser monopolizados, necessitem de liberdade para se mover entre suas crises de indecisão, ou a necessidade de tempo para se reequilibrar de vez em quando. Se abrem às novidades e adoram se comunicar.

Essa necessidade de liberdade faz com que Libra precise de bastante tempo para pensar antes de se comprometer definitivamente com alguém. Não admite relacionamentos de força, de lutas pelo poder, tem medo de ser sufocado pelo compromisso, mas também tem medo de ser abandonado por não assumir o compromisso.

Libra jamais “lava sua roupa suja” em público. Quando algo vai mal no relacionamento, vai passar muito tempo tentando reencontrar o elo perdido. Fará todo o possível para reencontrar seu sentimento e resgatar a relação, e buscará tudo o que puder para justificar a continuidade dessa história. Para que não termine, alguns librianos fazem sacrifícios inclusive da sua própria individualidade. Levarão o relacionamento até os limites do insuportável. E então continuam cumprindo aquele ritual social, se auto negando, até que enfim, um belo dia, Libra amadurece. E desde esse belo dia, Libra continua tão ou mais elegante do que antes, continua “não lavando a roupa suja” em público, mas sabe perfeitamente até onde pode ceder em nome da boa convivência.

A sexualidade é intensa em Libra, que é muito carinhoso, gosta de criar um clima romântico, sensual, aconchegante e belo. O lado físico é importante, e o diálogo também, na mesma proporção. Se houver conflitos pendentes, falta de afinidade mental ou intelectual, o relacionamento não flui e Libra empaca.

Por isso, caso você esteja apaixonada (o) por alguém desse signo, saiba que é fundamental estar sempre com os assuntos em dia, tudo bem esclarecido e tranquilo; saiba que aqui investir em conversa inteligente é lucro certo. Você receberá carinho, atenção e afeto redobrados.

O elemento Ar é bem forte em Libra, que sabe muito bem o que quer, principalmente no plano afetivo, seus desejos e intenções são algo bem claro e explicado dentro de si mesmo. Libra precisa primeiro compreender bem o que está sentindo, senão se bloqueia, não se entrega. E para isso é necessário conversar bastante, sempre. Isso, para Libra, mantém o relacionamento ativo. Não precisa ficar eternamente discutindo a relação. Até nem gosta de ficar fazendo isso a todo o momento. Mas precisa ter “assunto” com o parceiro, afinidade mental e intelectual, quer dizer gostar dos mesmos livros, filmes, CDs, sites, ter planos de vida pelo menos parecidos, e ficar trocando idéias a respeito de tudo.

Seu regente, Vênus, é o responsável por todo esse charme, carisma, gosto pela beleza, apreciação e sensibilidade com todo o tipo de arte, refinamento, boas maneiras, vontade de agradar, dom para conquistar e seduzir, e a necessidade de se relacionar e se sentir amado. Também por seu lado tão social e comunicativo, seu espírito conciliador, que procura sempre não ferir ninguém. Procuram ser sempre simpáticos, agradáveis, alegres e bem humorados, e fazer tudo bem certinho. Por isso fazem muitas amizades e são muito atraídas para os namoros. Tem um forte senso artístico, principalmente o musical. Devido a sua eterna busca do equilíbrio perfeito, detestam os extremos, e por causa desse horror aos extremos, têm grande dificuldade em tomar decisões, assumir compromissos, tomar partido.

A qualidade Cardinal lhe dá características de iniciativa e ação. Juntando isso com a polaridade positiva, é um signo de bastante movimento, que não espera pelo outro. Age, em vez de reagir. Sua submissão é aparente, porque não age por impulso mas primeiro observa, analisa, e depois age.

Signo da diplomacia, dos advogados, dos conselheiros, daqueles que argumentam, conversam bastante e sempre procuram levar em conta os dois (ou mais) lados de um mesmo assunto, Libra, talvez por sua eterna busca do equilíbrio, é um signo de fortes pontos de vista e ações diretas e enérgicas. Não dá essa impressão, talvez porque não faça tanto barulho como seu oposto complementar, Áries.

As profissões que mais se afinam com esse signo, claro, estão todas ligadas ao contato com o público ou ao relacionamento humano, ou ainda o relacionamento social. Principalmente se estiverem ligadas a justiça ou a beleza. Advogados, juízes, conselheiros, mediadores.. toda a esfera jurídica, pois o objetivo é manter a paz. As profissões que trazem a beleza para o mundo, como as artes, música, dança, teatro, moda, fotografia, pintura, propaganda, decoração, trabalhos com flores, com cores, artigos de luxo, cosméticos, tudo o que for bonito ou embelezar a pessoa ou o ambiente. Também as profissões onde possa expressar sua sociabilidade e capacidade de argumentação, com seu estilo refinado: diplomatas, mediadores, apresentadores, procuradores, representantes, vendedores, conselheiros, consultores, terapeutas de família, embaixadores, intermediários, negociadores, publicitários. Vênus além da beleza também dá um toque aos prazeres: trabalhos com comidas, restaurantes, vinhos, diversões, entretenimentos e shows.

No corpo, Libra se relaciona com os rins, vesícula, bexiga, nádegas, cintura, ovários, umbigo, barriga, aparelho circulatório, região lombar, urina, supra renal, ureter, sistema vaso motor. As doenças associadas são nefrite, pedras nos rins ou na vesícula, artrite nas vértebras, cistite, diabetes, gota, cansaço muscular, inflamação no ciático, retenção de urina, alteração de alguns dos hormônios sexuais e crises de abatimento ou melancolia.

O processo da respiração é muito importante (elemento Ar), pois uma deficiência aqui afetará os rins, a parte mais sensível desse signo. Por isso é recomendável respirar ar puro e despoluído de vez em quando, ou praticar exercícios respiratórios ou de ioga, o que vai revitalizar bastante seu corpo.

Conselhos para Libra :

1) Mantenha contato com o seu elemento, o Ar: aprenda a respirar corretamente, pratique exercícios respiratórios, passeie em locais arborizados com bastante ar puro. Tome um “banho de ar”: fique nu, ao vento, em algum local onde isso seja possível, ou faça isso em sua casa, de frente para o ventilador.

2) Tente traduzir a solidão em alguma forma de arte. Pense no assunto “solidão”, refllita sobre a diferença de estar sozinho com ser solitário. Ficar sozinho de vez em quando é bom, para mantermos contato conosco mesmo, sem influências externas, sem pressões. Você não é um ser solitário, mas não precisa ficar dependente de companhia. Tente ficar sozinho as vezes, e seja uma ótima companhia para si mesmo. Você retornará a vida social mais harmonizado e mais seguro.

3) Conquiste a si mesmo, conquiste sua identidade própria. Ame-se, fortaleça sua autoestima. Amor próprio é uma receita infalível para não se escravizaar em relacionamentos falidos.

4) Relaxe sua mente periodicamente. Páre de argumentar, pesar, medir e equilibrar internamente. Um dia por semana, ou por mês, conforme sua disponibilidade, seja coração, e não cabeça. Deixe seu coração falar, e escute-o. O coração tem uma sabedoria própria e é muito capaz de fazer escolhas bastante inteligentes, que a mente racional não tem capacidade de compreender. Já que você busca tanto o equilíbrio, procure equilibrar seu forte lado racional com o seu lado emocional. Em decisões de menor importância, deixe seu coração e sua intuição decidirem, e observe os resultados.

5) Liberte-se de sofrimentos ligados a antigos relacionamentos, e abandone a necessidade de encontrar uma pessoa ideal ou perfeita. Jogue fora lembranças materiais de relacionamentos passados, como bilhetinhos, papéis de bombons, etc, e fique apenas com a experiência, com aquilo que ficou dentro de você. Abra espaço para novas experiências, e agradeça por ter tido a oportunidade de viver esses relacionamentos. Faça isso num dia de bastante tristeza e nostalgia, com toda a cerimônia, faça um ritual, despedindo-se das lembranças que estão atrasando sua vida. Ofereça essas lembranças ao vento, que é seu elemento, ou à terra, se se sentir inseguro. Abra espaço para novos relacionamentos em sua vida, se for o caso, ou sinta-se livre para prosseguir sua vida sozinho por enquanto.

6) Aprenda a contar consigo mesmo. Reflita sobre os assuntos que você não é muito bom (pode ser cozinhar, trocar lâmpadas, mexer no computador, costurar, consertar o carro, pintar os cabelos, qualquer coisa que esteja lhe deixando inseguro), e procure aprender até o ponto que possa se garantir por si mesmo. Se achar que isso não é possível, procure se informar mais sobre o assunto, e organize sua vida de maneira que isso não lhe cause problemas. Deixe para pedir para alguém como última opção.

7) Antes de se casar com alguém, case-se consigo mesmo. Se esse casamento for bom, o outro também será.

8) Conviva e se acostume com a beleza. Se você não puder deixar um ambiente belo, fuja dele. E se não puder fugir, se tiver que passar alguns momentos em algum ambiente que considere desagradável esteticamente, desarmonioso de alguma forma, então faça o possível para que quando sair dele passe em algum lugar bem bonito, nem que seja uma linda vitrine, ou conversando com uma linda pessoa, ou observando uma linda paisagem, ou o que preferir, antes de chegar em sua casa. A beleza reanima e energiza você.

Namastê.


8 comentários:

Anônimo disse...

Tenho Ascendente, lua, marte e Nodo Norte em Libra.

posso ler as previsões para libra?

Thank you very Much!!

Susana disse...

Sim, combine as de Libra com as do teu Sol.

Anônimo disse...

Obrigado Vera!

Unknown disse...

Oi pessoal preciso de ajuda.... Então eu era mto amiga de um libriano, então depois de um tempo a gente resolveu se envolver, estava tudo mil maravilhas, até que eu me declarei pra ele, só que ele parou de falar comigo e me bloqueou em tudo, e eu fiquei sem entender nada.... O q eu faço????

Susana disse...

oi Aninha, para essa tua pergunta a resposta é pessoal, não astrológica: somente você sabe o que é melhor fazer. Namastê.

Larissa Fernandes disse...

Chorei muito com esse texto
Sou sagitário com lua em libra e me senti compreendida e consequentemente amada
Também amo o texto de sagitário e li mil vezes, mas esse sofrimento ser amado x ser correto pegou fundo

Larissa Fernandes disse...

Chorei muito com esse texto
Obrigada

Susana disse...

a gentileza do signo de Libra é insuperável, penso que atualmente o mundo precisa muito das lições e padrões desse signo tão amoroso. Namastê.