...

Precisei colocar a moderação nos comentários por causa de alguns spans que pintaram por aqui.
Você, que não é spam, faça o seu, fique a vontade.
Namastê.

fadas da noite

As previsões feitas nesse blog são gerais, falam do astral do período, não são direcionadas para o indivíduo. Para fazer previsões pessoais, você precisa consultar um(a) astrólogo(a) ou numerólogo(a) e usar seu mapa astral ou numerológico de nascimento. Não estou atendendo consultas. Faço o blog porque gosto.

terça-feira, 20 de abril de 2010

O signo de Touro


Touro é um signo do elemento Terra, qualidade Fixa e polaridade yin.
Seu regente é Vênus, o planeta do amor e da fertilidade.

Quem tem Sol, Lua ou Ascendente em Touro vai se identificar mais com essas características.
Mas sempre é bom lembrar que, em algum lugar de nossa mandala astrológica, todos nós temos o signo de Touro.

Aparentemente calmo e lento (a Terra é parada, a qualidade Fixa é persistente e contínua, e a polaridade yin é passiva), raramente Touro “explode”, mas quando isso acontece.. fuja o mais rápido que puder..

Yin é negativo e feminino, prefere reagir a tomar a iniciativa. Não gosta de ousar, ser diferente e nem iniciar as coisas por conta própria. Ao contrário, gosta de observar primeiro e depois reagir, é muito receptivo ao ambiente, prefere primeiro sentir como estão as coisas e só então, depois, se manifestar.

O elemento Terra está relacionado com a vida material, o dinheiro, o corpo com suas necessidades de sobrevivência e suas sensações de prazer, as coisas concretas, que podem ser percebidas e comprovadas com provas científicas e inquestionáveis.

Terra lhe confere praticidade e “pé no chão”, se relaciona com tudo o que é material e prático, as suas riquezas (desde os frutos que ela oferece até as pedras ou metais preciosos que oculta), coisas percebidas pelos 5 sentidos (o que se pode ver, cheirar, sentir o gosto, ouvir e apalpar). Isso se aplica muito ao corpo físico com todas as suas sensações, principalmente as sensações de conforto, prazer e sensualidade.
A Terra é muito sensual. As plantas estão todo o tempo se reproduzindo em suas muitas cores e cheiros, e os animais também, num intercâmbio sensual que nem sempre percebemos da janela de nossos apartamentos ou das telas de nossas televisões e computadores.

A Terra é forte, firme, consistente, paciente, tudo suporta com sua aparente passividade, contém toda a vida em potencial e condensada, a qual transforma em frutos, após muito trabalho oculto, no seu interior, no escuro, germinando a semente.

A qualidade Fixa lhe confere estabilidade, constância, perseverança, firmeza, paciência e lealdade. E no aspecto negativo traz teimosia, inflexibilidade, dificuldade de se adaptar ao ambiente (quer que o ambiente se adapte a ele) e resistência a mudanças que venham de fora. Isso é válido para todos os signos Fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário).
A qualidade Fixa é que lhe dá bastante “consistência”. Parecida com a polaridade feminina, prefere reagir a tomar a iniciativa (coisa mais para os signos de qualidade Cardinal). Não gosta de iniciar as coisas, prefere continuar o que já começou, e ir até o final.

O signo anterior, Áries, gosta de iniciar, mas nem sempre vai até o final, e também não é sempre que vê os frutos daquilo que plantou.
Mas Touro, que lhe segue, continua o que foi começado, e não desiste até chegar ao final. Sua persistência é quase imbatível. Em alguns casos, chega a ser tanta, que lhe deu a fama de ser tão teimoso.

Touro nunca desiste de seus objetivos. Para isso, conta com sua infinita paciência, persistência, constância, força direcionada, não se desviando nunca do objetivo que escolheu. Essa persistência/teimosia vem da qualidade Fixa. Touro detesta deixar as coisas pela metade. Gosta de concluir, ver como funciona depois de pronto, e gosta mais ainda de utilizar e desfrutar os resultados de seus esforços ou seu trabalho, ver a obra concluída.

Touro está ligado a todas as sensações físicas mais imediatas, principalmente ao prazer. Tudo o que se refere ao corpo físico é muito importante nesse signo.
Embora seja realista e obstinado, prático e perseverante (qualidade fixa), o prazer é seu ponto fraco e forte ao mesmo tempo.
Fraco, porque em nome do prazer é capaz de verdadeiras loucuras.
Forte porque é um mestre na sedução e na conquista.

Ama o que é belo, e esse amor lhe faz ser muito gentil, romântico, encantador e, com seu jeito convencional e determinado vai conquistando as pessoas. Touro, por ser tão sensível em si mesmo ao prazer, sabe instintivamente como fazer com que as pessoas se sintam muito bem (ou mal também).

A qualidade Fixa faz com que seja muito calmo, tranquilo, sereno. Em suas raras cóleras é terrível. Não queira pagar prá ver. É um dos piores signos quando fica realmente bravo, e sua cólera é semelhante ao Escorpião ou ao Capricórnio. Felizmente, são poucos os privilegiados que têm a infelicidade de presencia-las. Geralmente Touro é amável, cortês, amigável e tem uma paciência de dar inveja a qualquer um. Isso porque Touro NUNCA desiste. E para ir até o fim em seus desejos, objetivos ou metas, precisa mesmo ter grande dose de paciência.

Essa perseverança faz com que esse seja um signo de muita conquista. Não mede esforços para conseguir o que quer, principalmente se isso for financeiro ou emocional. O dinheiro, a família e o prazer são objetivos escolhidos pela maioria dos taurinos e taurinas.

O prazer a que me refiro se refere ao sexo, mas Touro sente muito prazer em coisas como comer bem, morar bem, se vestir bem, se perfumar, enfim, se tratar bem. Alguns são mais refinados, outros mais simples. Tudo o que traga prazer físico é importante para eles. Adoram comer bem, seja em restaurantes caríssimos ou em casa mesmo. Uma mesa cheirosa e bonita traz seu bom humor de volta rapidamente. Sexo é fundamental em suas vidas, e a maioria não gosta de ficar a vida inteira pulando de galho em galho, gostam de estabilidade, de ter alguém juntinho, de formar família, e curtem muito os filhos. Amam a vida doméstica e sem complicações. E amam as noitadas também. Tudo sempre com muito amor e gentileza, claro. Em casa, fazem tudo para ter um ambiente agradável, perfumado, aconchegante, acolhedor, amoroso. Na juventude são facilmente seduzíveis, porém sempre ciumentos. A pessoa amada é SUA PROPRIEDADE, isso nem tem discussão. E quando formam família, geralmente são a base forte, o porto seguro, aquele que defende a qualquer custo a paz dentro de casa, a estabilidade emocional e financeira da família.

Não gostam de muitas mudanças na vida. A palavra mudança é escutada por Touro como: “o que vou perder dessa vez?”

Se tiverem infância pobre, farão tudo o que puderem (e geralmente conseguirão) para conseguir uma situação estável e razoável. Se tiveram uma infância próspera não aceitarão baixar seu padrão. Seu esforço é incansável. Quando os outros estão desistindo eles ainda estão firmes. E assim vão, até conseguir uma razoável sensação de segurança. Capricórnio e Escorpião também fazem esforços hercúleos para conseguir o que querem. Mas Touro, depois que consegue, se acomoda e quer desfrutar, aproveitar o que conseguiu, usar o que conquistou. Não quer o dinheiro pelo dinheiro, quer para poder gasta-lo. E nisso Touro tem sabedoria. Não deseja carregar as pedras para sempre. Gosta do descanso, da vida boa, confortável, bonita e cheia de amor, com muito perfume, carinho, comidinha gostosa, prazeres e alegrias.

Sabe ser romântico e prático ao mesmo tempo. É bastante realista, sempre sabe com quem está lidando, não tem expectativas irrealizáveis (comuns ao Fogo, Ar e Água) e sempre que quer conseguir algo sabe que tem que se preparar para isso, não fica se perdendo em sonhos, devaneios, utopias, filosofias. Não quer sonhar, quer realizar o sonho.

A qualidade Fixa que lhe traz essa perseverança e paciência é também responsável por sua tendência a “ruminar” as coisas. Pode ficar muito tempo obstinado com a mesma idéia, a mesma preocupação, a mesma mágoa.

É cuidadoso, cauteloso, não se aventura em nada. Mesmo que pareça que está fazendo alguma aventura ou mudança radical em sua vida, jamais fará como Aquário, Áries ou Sagitário, de repente teve a idéia e pronto. Suas mudanças são todas planejadas, calculadas, pensadas antecipadamente, etapa por etapa. E ele segue todas elas com uma tremenda força de vontade.

Por gostar de tudo o que é belo, gosta das artes, tipo música, etc, e poderá se sobressair no campo artístico também. Não pela sua criatividade, mas pelo seu bom gosto.

Nunca desperdiça nada. Nem dinheiro, nem suas energias. Ele tem objetivos, e canaliza todos os recursos que tiver. Se não tiver dinheiro, terá energia e força de vontade suficientes para ultrapassar esse obstáculo e seguir adiante, até conseguir.

É um dos grandes amigos: leal, sincero, parceiro, honesto, simpático, compreensivo. Mas como inimigo é implacável, e sua ira, como já disse antes, se assemelha ao Escorpião e ao Capricórnio.

Touro é também muito ligado à natureza, à mãe-Terra. E como a natureza, esse signo se desenvolve tranquilamente, com o tempo e a continuidade, fazendo uma coisa de cada vez, dando à vida uma sequência lógica. Gosta de um pouco de rotina, isso lhe traz segurança. A vida no campo pode lhe atrair bastante, porque Touro tem muita afinidade com as plantas, a terra, a vida natural e ecológica. Mesmo que sempre tenha morado em cidades, sente e respeita instintivamente os ritmos e ciclos da natureza e, por consequência, do seu próprio corpo.

A Lua exaltada (expressando suas melhores qualidades) em Touro também acrescenta uma qualidade maternal de cuidado, proteção e generosidade somente comparável ao signo de Câncer, domicílio da Lua. São ótimos pais ou mães.

Também tem um instinto comercial bastante apurado, e poderá se sair bem no comércio. Sabe dar às coisas o seu devido valor, e sabe fazer as coisas produzirem o seu melhor.

Regido por Vênus (a deusa do amor), quando Touro ama, sabe fazer a pessoa se sentir mesmo muito especial. Compartilha seu afeto generosamente, dá uma segurança e profundidade ao relacionamento que poucos signos conseguem, mas não se compromete levianamente. Não é o tipo que se casa várias vezes. Pode ter tido muitas histórias, muitos romances, muita boemia (não resiste..), mas só se compromete quando está seguro e decidido. Seus relacionamentos costumam ser definitivos, e não é por qualquer motivo que muda toda uma estrutura construída. Desconfia de estranhos e não gosta de muita gente diferente em sua intimidade. Tem seu círculo de amigos, que até pode ser grande. Mas não é do tipo que traz todo mundo prá dentro da sua casa. Para romper com um relacionamento, com um emprego estável ou com a família, só se for por experiências realmente estremecedoras. Caso contrário, continuará demonstrando a mesma intensidade, paixão, sensualidade e romantismo dos primeiros tempos.

Tem ótima resistência física e nervosa, e por isso grande capacidade de recuperação quando fica doente.
Seus pontos fracos estão ligados à garganta, boca, pescoço, orelhas, esôfago, faringe, cordas vocais, coluna cervical, gula, tendência a engordar, excessos com comida ou bebida, ou ainda sedentarismo.

Seus defeitos são o fanatismo, obstinação, preconceito, desconfiança, preguiça, avareza, ceticismo, egoísmo, materialismo excessivo, e nos casos de materialismo excessivo também frieza.

Em Touro, a semente de Áries já abriu sua casca, e precisa urgente criar raízes. Precisa estar plantada firmemente para dar suas flores e frutos. Áries luta para ter uma posição, Touro luta para manter sua posição.

Touro corre o risco de se apegar demais, e, por medo de perder o que tem, se acomodar. Nesses casos, ele resiste a qualquer mudança. Como não gosta de jogar nada fora, acaba acumulando muito. Ás vezes vira um colecionador. É capaz de empilhar um monte de objetos que não usa dentro de casa, simplesmente porque tem pena de joga-los fora. Com seus sentimentos acontece parecido: Touro vai entulhando até não caber mais nada, e daí entra em crise existencial, até que consiga reciclar seus sentimentos, principalmente deixar o passado no passado.

As profissões com mais afinidade são agricultura, jardinagem, propriedades, imóveis, arquitetura, economia, comércio, bancos, joalheria, música, pintura, artes em geral, trabalhos onde o bom gosto e o prazer são importantes, hotelaria, artesanato, historiadores, arqueólogos, vários tipos de comércio, principalmente ligado a alimentação (bar, restaurante, quitanda, etc). São ótimos cozinheiros e , por serem sensíveis a beleza e ter bom gosto, trabalham bem com a moda, roupas, acessórios, enfim tudo o que for bonito. Também trabalham muito bem com o corpo, principalmente a pele, e aí podemos incluir as massagens e os tratamentos de pele, inclusive os tratamentos de saúde (que têm muito a ver com o corpo).

Touro é lento. Vem após Áries, que é rápido demais. A energia precisa descansar e se recuperar de tanta pressa. Precisa se acomodar, criar raízes, para continuar a roda do Zodíaco. A preguiça atribuída a Touro muitas vezes é injustiça. Porque Touro ama o conforto sim, mas trabalha muito para consegui-lo, não fica esperando que alguém lhe dê estabilidade, segurança e conforto, ele mesmo vai buscar, se esforça, luta, persiste e não desiste até conseguir. Depois, quer aproveitar, nada mais justo.

O maior problema para esse signo é o apego. O apego demasiado é a raiz da maioria de seus problemas: faz com que fique ciumento, acomodado, inseguro, materialista. Touro deve manter sua estabilidade mas treinar um pouco de flexibilidade, e tentar manter um contato mais próximo com as necessidades espirituais ou psicológicas também. Isso vai lhe ajudar a desenvolver a tolerância para com outros pontos de vista.

Por juntar o material (elemento Terra) com a constância (qualidade Fixa), Touro é conservador. A necessidade de segurança faz com que prefira situações, relacionamentos ou empregos já testados anteriormente, com alguma tradição. Não gosta de coisas pioneiras (isso é mais para Áries, Aquário ou Sagitário), pois não sabe “onde isso vai dar”. Tudo o que é tradicional e conservador já tem uma história anterior, já foi testado antes por várias pessoas e, portanto, é previsível e conhecido. Aquilo que o signo anterior, Áries, começou mas não conseguiu levar adiante, Touro acrescenta a firmeza, estabilidade e segurança, e faz com que continue, crie raízes e produza. Porque Áries não tem energia para continuar, sua tarefa é começar. E a de Touro, continuar, cuidar, proteger.

Para Touro, viver no mundo é sentir a vida à flor da pele, talvez não exista outro signo tão sensual como esse, nem tão amável, sociável, afetuoso, dócil e cheio de paciência.

O maior desafio desse signo é lidar com as perdas da vida. Sim, porque nessa vida tudo é mesmo transitório, passageiro. E para Touro isso é um problemão. O medo da perda pode ser uma constante na vida de alguns taurinos. Esse medo pode se manifestar em crises de depressão ou angústia ocasionais, junto com a sensação de que “não adianta fazer nada mesmo”.

O signo de Touro precisa se sentir seguro, gosta de estabilidade, de antever e até prever os acontecimentos em sua vida. Um de seus desejos mais profundos é ter seu próprio pedaço de chão. De preferência uma casa, com um belo pátio, com direito a plantas e animais. Outra ambição importante é ter uma vida emocional e afetiva estável e segura.

A cena de um touro rodeado de vacas nos dá uma ideia da força de atração física que costuma exercer sobre o sexo oposto, e como gosta de usa-la. A sedução é algo natural nesse signo regido por Vênus.

O relacionamento com o progenitor do sexo oposto (mãe para os homens e pai para as mulheres) é muito importante, e está diretamente ligado ao sentimento de valorização que terá por si mesmo e ao tipo de vida que escolherá ter. Mas mesmo para as mulheres, a mãe é sempre alguém muito especial (a Lua se exalta em Touro) e fará tudo o que puder para manter a estabilidade familiar.

Anseiam por companhia e parcerias. A maioria desse signo se casa cedo, ou tem algum relacionamento íntimo marcante em idade jovem. Mas são exigentes e críticos na escolha de um parceiro (a): muita sensualidade sim, nem se discute, mas inteligência e vontade de trabalhar também são bem importantes. Além disso, gosta de pessoas fortes, magnéticas, misteriosas, poderosas e silenciosamente provocantes.

Sugestões para desenvolver mais o signo de Touro, e para os taurinos:
Escolha 1 dia por mês para jogar fora coisas que não usa mais. Se a idéia de jogar fora alguma coisa lhe assusta, então escolha esse dia para reciclar: consertar, remendar, pintar, modificar, usar de maneira diferente coisas que não tem usado e que continuam ocupando espaço nas suas gavetas.
A cada mês, use uma parte de sua renda para ajudar alguém ou a alguma associação filantrópica. Se a situação financeira não lhe permitir isso, então ajude prestando algum serviço, mas faça alguma doação para que sua energia circule mais.

Uma vez por semana ofereça algum presente a você mesmo. Claro, de acordo com suas posses. Pode se oferecer uma barra de chocolate, ou se estiver de regime, ofereça a você mesmo algum tempo livre sem fazer nada só para relaxar, ouvir música, etc. Se tiver condições, compre algo que você esteja querendo (melhor ainda: economize para comprar, e depois compre à vista, e desfrute o prazer de conseguir).

Expresse mais seus sentimentos. Não deixe para fazer isso apenas em ocasiões especiais.

Organize sua vida financeira com o espaço que lhe for possível para sobrevivência, prazer, doações e investimentos. E depois não se preocupe mais com ela. Apenas siga aquilo que você decidiu, sem ansiedade.

Procure ter sempre um pouco de contato com a natureza. Se você mora na cidade, cultive plantas em casa, tenha animais, ou passeie nos parques, pegue um pouco de sol, chuva ou vento no corpo, sinta a grama e a terra nos pés.

Ofereça um jantar de vez em quando para alguém especial. Não um jantar cotidiano. Um jantar especial, que você mesmo tenha preparado e compartilhe a comida e o seu afeto.

Namastê!

Um comentário:

Sonia disse...

Amei o post. Apesar de ser capricorniana com o ascendente em touro e lua em escorpião me identifiquei com praticamente tudo do post ainda mais com o termo "...Mas como inimigo é implacável, e sua ira, como já disse antes, se assemelha ao Escorpião e ao Capricórnio." Raramente fico irada, mas quando acontece... tem que sair correndo ou ficar quieto... rsrsrs. Parabéns pelo blog!

Namastê