...

Precisei colocar a moderação nos comentários por causa de alguns spans que pintaram por aqui.
Você, que não é spam, faça o seu, fique a vontade.
Namastê.

fadas da noite

As previsões feitas nesse blog são gerais, falam do astral do período, não são direcionadas para o indivíduo. Para fazer previsões pessoais, você precisa consultar um(a) astrólogo(a) ou numerólogo(a) e usar seu mapa astral ou numerológico de nascimento. Não estou atendendo consultas. Faço o blog porque gosto.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

2015: Carneiro ou Tigre?

2015: Carneiro ou Tigre?

2014:
Ano inicia em 21/01/2014 no hemisfério Norte - Cavalo de Madeira Yang (energia expansiva, produtora - ativa)
Ano inicia em 26/07/2014 no hemisfério Sul - Boi de Terra Yin (energia nutritiva, estável - passiva)

2015:
Ano inicia em 19/02/2015 no hemisfério Norte - Carneiro de Madeira Yin (energia aconchegante e calma, produtora - passiva)
Ano inicia em 14/08/2015 no hemisfério Sul - Tigre de Metal Yang (energia forte e realizadora, concentrada e renovadora - ativa)

De acordo com a astrologia chinesa, 2015 será regido pelo Carneiro de Madeira Yin, no hemisfério Norte, onde o Ano Novo, em 2015, inicia 19 de fevereiro 2015 e vai até 07 de janeiro 2016.

A astrologia chinesa é baseada na observação da Natureza, principalmente na Roda das Estações.
Eles consideram o início de um Ano a primeira Lua Nova em signo Fixo após o solstício de Inverno, antes do equinócio de Primavera.

No hemisfério Norte, isso acontece no signo de Aquário.
Aqui no hemisfério Sul a Lua Nova de Aquário em 2015 acontece no dia 20/01, mas em Pequim essa Lua Nova acontece algumas horas antes, no dia 19/01/2015.

Passando esse fundamento da astrologia chinesa para o hemisfério Sul, onde esse blog está sediado, a primeira Lua Nova em signo Fixo após o solstício de Inverno acontece sempre no signo de Leão.

Na virada de 2015 ainda estamos vivendo o ciclo iniciado em

26-07-2014 : 
BOI/BÚFALO, Terra, Yin
Lua Nova de 26/07/2014, 19:41h, 3° Leão

ANO: BÚFALO, Terra, Yin
MÊS: SERPENTE, Metal, Yang
DIA: CACHORRO, Metal, Yang
HORA: CACHORRO, Fogo, Yang

Hexagramas do I Ching: 11/PAZ e 13/COMUNIDADE

A primeira vista, faltam os elementos Água e Madeira.
Predomina Yang.

Yang predominando mostra um ano muito agitado, mas isso não garante realizações.

Os dois Cachorros, ambos Yang, um de Metal e outro de Fogo, representam a parte interna e o início do ciclo.

O Fogo derrete o Metal, embora não o mate.
Representa as grandes lutas de poder que assistimos e provavelmente ainda continuaremos assistindo.

A falta do elemento Água mostra a falta de calma e de paciência que tem aparecido nesse período, dificuldade em manter disciplina e ter limites, tendência a não refletir sobre suas atitudes e sua vida.
Mostra ainda dificuldades nos relacionamentos em geral, com tendência à solidão e rompimentos.

A falta de calma e paciência fecham a porta aos canais espirituais, com tendência de se prender mais ao ritual e acessórios externos (comparecer ao culto ou missa, fazer rituais, ler o livro Sagrado da sua religião, etc) desprezando a conexão com a divindade, que necessita de reflexão e calma também.
Isso pode gerar, por um lado, gente fazendo rituais loucamente em grande escala só porque o vizinho não lhe deu bom dia, e por outro, gente fanática combatendo qualquer prática religiosa ou espiritual que não seja a sua.

Como o íntimo está muito ativo, podemos abrir esse canal através do estudo, uma via mental.
A via mental é mais dificultosa do que a via dos sentimentos.
O Caminho da Mente é dolorido porque des-ilude antes de chegar à divindade, ao passo que o Caminho dos Sentimento (ausente nessa carta) também tem seus sofrimentos, mas é compensado pelo êxtase e suas visões.
O Caminho da Mente traz respostas e leva a pensar.
Abrimos essa porta via raciocínio, e não via reflexão, que seria o ideal. Mas é mais difícil.

O Cão de Metal é o mais determinado e leal dos Cães de outros elementos.
Gera uma energia obsessiva que pode levar a extremos os seus ideais.
Acreditando na justiça de suas causas sociais/políticas/religiosas, se não tiver bom senso, diálogo e empatia, chega ao ponto de não desistir enquanto não destrói e aniquila seus considerados inimigos - e é aí que se instala a luta de poder: ela vem de dentro e vai até o ponto de um dos dois ser aniquilado, caso não prevaleça a lembrança de que AINDA vivemos num sistema dito democrático, onde DEVERIA haver espaço para todos.

Essa energia é positiva no sentido da sua fidelidade, dedicação e lealdade.

O Cachorro de Metal também representa o acúmulo de informações disponíveis durante esse ano, e sua luta com o Cachorro de Fogo representa a guerra de notícias, denúncias, escândalos, fofocas, uso questionável de informações, espionagem.

A energia do Cachorro de Metal irá se chocar com a energia do Cachorro de Fogo.

O Cachorro de Fogo é o líder da matilha.
O Fogo lhe traz simpatia, dramaticidade e carisma que faltam ao Cachorro de Metal. É muito popular, e não tem medo de nada.
Vai da postura de líder e dominante da matilha à postura de filhote brincalhão.
É o mais sincero dos Cachorros, e o mais entusiasmado também.
Mas precisa de bons exemplos, pois é fácil de ser distraído, corrompido, abusado, escravo de vícios, drogas e paixões e autodestrutivo.

Esses dois Signos Animais poderiam ser aliados, mas representam a luta de poder devido à dificuldade de convivência dos seus elementos.

É uma situação muito competitiva, onde frequentemente os egos se debatem e se machucam.

O Cachorro de Fogo parece mais forte, mas o de Metal tem potencial para enganá-lo, pois é mais astuto e frio.

Os dois lutam por ideais, o que quer dizer que as lutas de poder se darão no campo das idéias divergentes envolvendo lideranças sociais, políticas ou religiosas.
É uma luta cruel, onde nenhum dos dois para, antes de ser aniquilado.
A inutilidade da tendência de o Cachorro de Metal tentar impor seus nobres ideais ao Cachorro de Fogo chega ser quase ingênua, porque o Cachorro de Fogo moldará os ideais do Cachorro de Metal e os usará como se fossem seus.
A luta da ética e da honra contra a sedução e o uso do poder.

O Cachorro de Fogo dobra a realidade do Cachorro de Metal como se fosse um brinquedo divertido.
Ele não consegue matá-lo, porque não é um Cachorro de Água, mas conseguirá humilhá-lo se ele agir sozinho.
Aqui não estou falando de "bem" e "mal", mas de energias em conflito.

Os ideais, a honra e a ética do Cachorro de Metal só sobreviverão se atuarem em grupo, aguentarem a pressão e não chegarem muito perto do Cachorro de Fogo.
Se forem "queimados" isso significa que serão corrompidos.

O Cachorro de Fogo poderá se aliar ao Cachorro de Metal se esse último não lhe tirar de seu lugar no palco.
A união dessas duas energias produz uma força de liderança com ética.
Enquanto o Fogo ensina ao Metal a ser mais sutil e suave (porque ele é rude e frio), o Metal ensina ao Fogo a ir até o fim, não abandonar seus sonhos quando os obstáculos ficam mais difíceis.

O Cachorro de Fogo pode ser cínica, sarcástica e irônica e o Cachorro de Metal pode ser julgador, moralista e frio, colocando as obrigações e o trabalho acima de seus sentimentos e seus afetos.

Então, não é um ciclo nada fácil de harmonizar.

Porque o que restar desse enfrentamento é o que será realizado pela Serpente de Metal Yang e reconhecido pelo Búfalo de Terra Yin.

É possível que a agitação desses conflitos desperdice muita energia e se chegue ao final do ciclo com pouca realização prática, já que o Búfalo tende a atrasar e arrastar tudo o ano todo, deixando passar somente aquilo que realmente funciona, e fugindo de incertezas.

Depois de toda essa confusão, temos o Búfalo de Terra Yin comandando o Ano, uma energia de simplicidade, que gosta de gentileza, suavidade, rotina, transparência, paz e sossego.

O Búfalo vai levando o ano com sua tranquilidade, pouco se importando com a opinião das outras pessoas, quase imperturbável.
Prioriza a sinceridade, os princípios, a verdade, a justiça, as promessas cumpridas, as tradições e as coisas que duram, a segurança.

A Serpente de Metal Yang representa a força pessoal e o amor pelo dinheiro, a capacidade de ser calculista, mas encantadora e misteriosa.

É um período em que as coisas mais importantes acontecem nos bastidores, pois a Serpente de Metal Yang se articula muito bem para manipular informações indesejáveis, e consegue monopolizar as pessoas, dirigindo suas atenções para onde ela bem quiser.

A falta do elemento Madeira se traduz em pouca criatividade, pouca espontaneidade (tudo programado e calculado), inconstância e muito influenciável por tudo.

Apesar de agitado, esse ano deve ter muita energia desperdiçada e, por isso, menos realizações práticas e materiais do que poderia ter.

A combinação da Serpente de Metal Yang com o Búfalo de Terra Yin mostra que as coisas poderão se acalmar, já que esses dois interagem melhor.
Mas as realizações materiais, nesse caso, favorecem a uma minoria, já que a tendência aqui é acumular para si a prosperidade.

O plano mais ativado nesse ano é o Mental.
Isso favorece estudos, os intelectuais e tudo o que é abstrato.
Não nega a prosperidade, mas a luta de poder simbolizada pelos Cachorros de elementos diferentes pode fazer com que se percam oportunidades, como se o próspero Búfalo passasse pelo seu caminho lentamente enquanto você olha para outra direção para brigar e discutir com alguém.

Hexagrama 13/COMUNIDADE, SENDO IGUAL A TODOS (primeiro período do ano)
Chien (o pai)
Li (segunda filha)

A imagem é de Fogo no Céu = Sol;
O Sol ilumina a todos. É necessário ter a consciência de grupo e pensar no bem comum.
Aconselha a criar harmonia e unidade dentro da diversidade, mas ter o cuidado e só se associar a pessoas e grupos com os mesmos objetivos e conduta moral, mantendo sua integridade e não se deixando corromper.
Se o grupo for harmonioso e sincero e trabalhar duro, promete o bem comum e realizações para todos.

Hexagrama 11/PAZ
A imagem é a do encontro do Céu com a Terra.
Quando o Céu e a Terra comungam, há felicidade para todos.
A paz é fruto da criatividade interior (o céu, Chien) aliada à serenidade e tranquilidade (a terra, Kun).
A paz não é algo parado, passivo, mas internamente o Céu mostra trabalho constante e criatividade.
É fruto do equilíbrio das energias naturais.
Aconselha a ser internamente como o Céu: correto, justo, sábio, criativo e virtuoso, e externamente como a Terra: doce, serena, receptiva e auxiliadora.
Aconselha a não pensar que a paz é não fazer nada. A paz é cultivar as 5 virtudes dos 5 elementos (humano, justo, cortês, sábio e sincero), é feita de muito trabalho e esforço interior, de modo flexível, duradouro e durante todo o tempo.
Promete fortuna e sucesso, mas condiciona à conduta moral.

A partir de 14/08/2014, 11:53h, 
entramos no Ano Novo pelo sistema chinês, 
aqui no hemisfério Sul, 
com a Lua Nova a 21° Leão
TIGRE Metal Yang
ANO: TIGRE, Metal, Yang
MÊS: CARNEIRO/CABRA, Metal, Yin
DIA: SERPENTE, Fogo, Yin
HORA: RATO, Água, Yang

Hexagramas 30/OPOSIÇÃO E CONFLITO e 10/BOA CONDUTA

Temos equilíbrio entre Yin e Yang, e falta de Madeira e Terra.
Esse ano também tende ao tumulto, com lutas de poder ainda mais cruéis do que no ciclo anterior, porque o elemento Água apaga o Fogo.

O início do ano favorece as atividades de pesquisa, estudo, ensino, organização e desenvolvimento intelectual.

A espiritualidade parece que ressurge nesse ciclo, a partir de um sentimento interior indefinido que leva muitas pessoas a buscarem um caminho, ou voltarem a botar mais espiritualidade na sua vida diária.

As ciências e a busca por conhecimento estão super estimulados.

Ocultismo, misticismo e magia ganham um colorido especial.
As pessoas devem sentir necessidade de repouso e de cultivar sua conexão com a divindade no ano do Tigre de Metal Yang, que tende a ser bem agitado.

A competição e as lutas de poder estão estimuladas, como se todos corressem atrás do mesmo troféu.

Ao contrário do ciclo anterior, onde o tumulto foi mais interno e não produziu resultados práticos desejados, esse ano tende a ser agitado externamente, com as pessoas internamente buscando sossego e silêncio.

É necessário ser rápido, mas ao mesmo tempo prestar atenção nos detalhes.

Os relacionamentos pessoais e afetivos são deixados de lado em troca de ambições materiais e projetos profissionais, e a tendência é de as pessoas se sentirem carentes e um pouco solitárias.

Não é o estar sozinho, pois o elemento Metal e Fogo estimulam bastante os contatos e as interações entre as pessoas, mas a solidão emocional, já que o elemento Água volta a estar presente, mas está sufocado e reprimido.

O Carneiro, ou Cabra, estimula as manifestações artísticas, os espetáculos, mas com a combinação do Metal tende a reprimir seu lado pessoal sensível, muitas vezes até com uma aparência rude.
Estimula a beleza, a estética e o convívio social, mas repele a intimidade.

O ano do Tigre estimula a ousadia, a confiança em si mesmo, faz nascer lideranças importantes.
A Serpente de Fogo presente no ano de Tigre de Metal promete combates entre os poderosos.
Estimula a sensualidade, as aventuras, e busca mais liberdade.

Já a combinação do Carneiro, Serpente e Rato estimula a busca por conhecimento em várias áreas e as descobertas científicas ligadas à cura e ao funcionamento do nosso Universo.

A falta de Madeira e Terra pode simbolizar pouca prosperidade, falta de recursos.

A combinação do Rato de Água com o Tigre de Metal pede para prestar mais atenção nos seus sentimentos e no seu interior, pois o desprezo disso em função de coisas externas poderá lhe fazer perder os dois, já que a Água corrói o Metal.
O elemento Água aqui está em uma posição interna. Se for desprezado, vai corroer suas conquistas de maneira oculta e quase imperceptível.

Então apesar de o Metal estimular muitas conquistas e atividades mentais, e o Fogo contribuir com entusiasmo, sempre que possível dê alguma atenção a você mesmo, fazendo práticas que lhe aproximem mais do seu próprio Ser, sejam essas práticas espirituais ou não.

É importante encontrar tempo para encontrar os amigos também.

Hexagrama 38/OPOSIÇÃO E CONFLITO
Li (segunda filha)
Tui (terceira filha)

A imagem é de Fogo acima do Lago. Se o Fogo se aproximar demais, o Lago pode apaga-lo. Simboliza a oposição e o conflito.
Necessidade de conviver com pessoas de pensamentos divergentes.
Aconselha a não forçar nenhuma situação e realizar pequenas tentativas, pois o trabalho com os detalhes e aos poucos é que conduz ao sucesso, nesse hexagrama.
Há oposição entre o desejo e a razão. Na dúvida, seguir o caminho da virtude: saiba desejar aquilo que é virtuoso.
Aconselha a não chocar as pessoas e enfatizar mais nas semelhanças do que nas diferenças, mas também tomar o cuidado de não se assemelhar demais e correr o risco de ser influenciado por pessoas de baixa índole.
Saber ser diferente, apesar das semelhanças, manter sua natureza pura e centrada e tentar conviver pacificamente ao invés de forçar ou impor situações.
No caso de a Água apagar o Fogo acontece a DESMOTIVAÇÃO e a depressão.
Simboliza um período bastante delicado, onde é preciso ter sensibilidade para saber o quão próximos podemos chegar de quem pensa muito diferente de nós.

Hexagrama 10/A BOA CONDUTA
Chien (o pai)
Tui (a terceira filha)

"Trilhando sobre a cauda do tigre, ele não morde o homem. Sucesso."
Fala em dificuldade de convivência, luta de classes e necessidade de respeitar hierarquias, tendo que conviver com pessoas irritantes e que você considera intratáveis, e diz que a situação é mesmo difícil, mas possível de se obter sucesso assim mesmo.
Aconselha a pensar em igualdade em termos de justiça e não de características pessoais, lembrando que a igualdade plena é utópica, mas isso pode ser compensando quando existe justiça para todos, assim os conflitos são amenizados.
Aconselha a elevar-se espiritualmente, buscando refletir virtudes e valores.
"O que é sublime não deve ser banalizado e o mundano não deve ser considerado sublime ou cultuado."
Mas também fala que cada coisa tem o seu lugar, tanto o sublime como o mundano.
Fala em purificar os sentimentos e não ser egoísta, mencionando ainda que realmente existem pessoas intratáveis, mas que tendo paciência e sendo gentil se pode obter sucesso até mesmo com pessoas selvagens e broncas.

Namastê.

Nenhum comentário: