...

Precisei colocar a moderação nos comentários por causa de alguns spans que pintaram por aqui.
Você, que não é spam, faça o seu, fique a vontade.
Namastê.

Consagração do ambiente

As previsões feitas nesse blog são gerais, falam do astral do período, não são direcionadas para o indivíduo. Para fazer previsões pessoais, você precisa consultar um(a) astrólogo(a) ou numerólogo(a) e usar seu mapa astral ou numerológico de nascimento. Não estou atendendo consultas até me aposentar, estou em outro trabalho. Faço o blog porque gosto.

O som das Fadas da Noite

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Polaridade: Signos Positivos e Negativos



A palavra polaridade é derivada de pólos (extremidades, extremos).

Os 2 extremos que nos referimos aqui são : MASCULINO/FEMININO, ou YIN/YANG, ou ainda POSITIVO/NEGATIVO.

A cada positivo, segue um negativo, e assim andamos por toda a roda dos signos.


Áries : positivo, masculino, yang
Touro : negativo, feminino, yin
Gêmeos : positivo, masculino, yang
Câncer : negativo, feminino, yin
Leão : positivo, masculino, yang
Virgem : negativo, feminino, yin
Libra : positivo, masculino, yang
Escorpião : negativo, feminino, yin
Sagitário: positivo, masculino, yang
Capricórnio : negativo, feminino, yin
Aquário : positivo, masculino, yang
Peixes : negativo, feminino, yin

POSITIVO E NEGATIVO aqui NÃO SÃO BONS NEM MAUS
São diferentes e complementares, assim como yin e yang, que estão em constante intercâmbio, pois se completam. São como os pólos positivo e negativo da eletricidade, ambos são importantes e necessários.

Os signos POSITIVOS são ativos, energéticos, expansivos, vão para a frente, agem, Tomam a iniciativa.
Os signos NEGATIVOS são passivos, sua energia é interior, esperam antes de agir, mais recebem a ação do que tomam a iniciativa, reagem mais do que agem.


Os Positivos expandem. Os negativos contraem.
Os positivos dão. Os negativos recebem.
Os positivos raciocinam. Os negativos sentem.
Os positivos são rápidos, correm. Os negativos são lentos, esperam.
Os positivos são o dia. Os negativos são a noite.
Os positivos se exteriorizam. Os negativos atraem.
Os positivos são carismáticos. Os negativos são magnéticos.
Os signos de FOGO (Áries, Leão e Sagitário) são POSITIVOS.


Os signos de TERRA (Touro, Virgem e Capricórnio) são NEGATIVOS.


Os signos de AR (Gêmeos, Libra e Aquário) são POSITIVOS.
Os signos de ÁGUA (Câncer, Escorpião e Peixes) são NEGATIVOS.

FOGO e AR , POSITIVOS, são agitados, estão sempre se mexendo, não precisam de muito estímulo externo para agir, tomam a iniciativa quando querem, são diretos.


TERRA e ÁGUA, NEGATIVOS, são aparentemente calmos, lentos, precisam de estímulo externo para reagir, preferem esperar do que tomar a iniciativa, são indiretos.

Além disso, sempre 2 signos participam da mesma polaridade mas são de elementos diferentes:


ÁRIES (fogo) e LIBRA (ar) : polaridade POSITIVA
TOURO (terra) e ESCORPIÃO (água) : polaridade NEGATIVA
GÊMEOS (ar) e SAGITÁRIO (fogo) : polaridade POSITIVA
CÃNCER (água) e CAPRICÓRNIO (terra) : polaridade NEGATIVA
LEÃO (fogo) e AQUÁRIO (ar) : polaridade POSITIVA

Os signos que participam da mesma polaridade e são de elementos diferentes são opostos e complementares. Na mandala astrológica ficam numa posição de frente para o outro, se opõe e se completam ao mesmo tempo.

Em uma linguagem fácil, diz-se que esses signos CASAM ou BRIGAM. O que um tem, o outro não tem. O que um tem, o outro precisa ter. Se brigarem, brigam diretamente, assumem publicamente o desentendimento. Se forem amigos, ou namorados, também assumem publicamente esse relacionamento. São sempre diretos um com o outro, tanto no entendimento como no desentendimento, não escondem seus sentimentos (os bons e os ruins). São ótimos parceiros.

Eles estão em PÓLOS OPOSTOS, e cada um faz parte de um EIXO.

- ÁRIES/LIBRA (+) : Eixo do Encontro (Áries: eu, Libra: tu)


- TOURO/ESCORPIÃO (-) : Eixo da Posse (Touro: meu, Escorpião: nosso)


- GÊMEOS/SAGITÁRIO (+) : Eixo do Pensamento (Gêmeos: pensamento coletivo,


Sagitário: pensamento individual)


- CÂNCER/CAPRICÓRNIO (-) : Eixo da Individualidade (Câncer: inconsciente, Capricórnio: consciente)


- LEÃO/AQUÁRIO (+) : Eixo do Relacionamento (Leão: autoconsciência, Aquário: consciência do grupo)


- VIRGEM/PEIXES (-) : Eixo da Existência (Virgem: existência física, Peixes: existência espiritual)
Os defeitos de cada signo também são encontrados no signo oposto. A SOMBRA de cada signo está nos piores defeitos de seu signo oposto ao seu.
Os ideais, como os defeitos, estão no signo contrário. Porque no signo oposto, encontramos as qualidades que faltam para sair dos extremos, dos pólos, e criar equilíbrio e harmonia.

Buscando o que lhe falta, os signos se completam, saem dos extremos e ficam no centro.

Por isso os ideais estão sempre no signo oposto, aquele que fica na frente. E por isso também diz-se que esses signos casam: porque no oposto é que estão aquilo que buscam fora, que não tem em si (as qualidades ideais)
Exemplos:

ÁRIES (EU SOU) e LIBRA (EU EQUILIBRO): Áries tem personalidade forte e muitas vezes se desentende com os outros. Libra tem a harmonia e resolve os desentendimentos de Áries, mas tem personalidade fraca. Áries afirma constantemente seu próprio Eu, sem pensar muito no Você. Para se equilibrar, deve buscar mais as qualidades de Libra: diálogo, compreensão, ceder um pouco. Libra pensa mais no Você, deixando o Eu prá depois. Para se equilibrar, deve buscar mais a afirmação de seus desejos e de sua personalidade, ser mais direto, mais firme, menos evasivo. Quando Áries está furioso, nervoso ou inseguro, encontra os ouvidos e os bons conselhos de Libra. E quando Libra quer alguma coisa, pede prá Áries.

TOURO (EU TENHO) e ESCORPIÃO (EU DESEJO): Touro é o sedutor, e Escorpião é o seduzido. Touro acumula, Escorpião compartilha (não é generoso, compartilha apenas com quem considera especial). Touro constrói, Escorpião transforma. Esse é um eixo muito forte (o eixo da Posse), porque os dois são signos fixos, e os signos fixos são muito teimosos. Touro é concreto, Escorpião é abstrato. Touro é a força da matéria, Escorpião é a força do subconsciente. Embora Escorpião seja muito conhecido por ser o “signo do sexo”, pelos leigos, é seduzido por Touro. Pois as posses não são só materiais, são também emocionais. Touro busca os mistérios e a intensidade de Escorpião, e Escorpião busca a estabilidade de Touro. Quando Touro está cheio, descarrega em Escorpião (que tudo transforma), e quando Escorpião está vazio, se reabastece em Touro (que tudo suporta).

GÊMEOS (EU PENSO) e SAGITÁRIO (EU COMPREENDO): Gêmeos tem a versatilidade, e Sagitário tem a visualização. Gêmeos aprende rapidamente, mas não vai até o fim, e por isso tem múltiplos interesses sem sem aprofundar em nenhum. Sagitário olha para o futuro e consegue selecionar o interesse principal, ter objetivos. Gêmeos precisa aprender a ter metas e cumpri-las, e Sagitário precisa se abrir mais a maneiras diferentes de pensar, além da sua própria. Sagitário se concentra nas metas e por isso muitas vezes deixa passar as coisas por puro preconceito. E Gêmeos, que tem poucos preconceitos, não consegue selecionar um assunto entre tantos prá concluir. Os dois participam do eixo do Pensamento. Gêmeos pensa conforme o coletivo, conforme o ambiente em que está, e Sagitário pensa por conta própria, individualiza o pensamento, mas exclui demais outros, o que pode torna-lo preconceituoso. Quando Gêmeos está emaranhado ou perdido, precisa de Sagitário, e quando Sagitário está sem objetivos, precisa que Gêmeos lhe ofereça opções (ele sempre tem).

CÂNCER (EU SINTO) e CAPRICÓRNIO (EU USO): Câncer tem a dedicação, e Capricórnio tem a ambição. Os dois participam do eixo da Individualidade, que tem muito a ver com a família. Câncer é a mãe, e Capricórnio é o pai. Câncer é a raiz da árvore, e Capricórnio é a parte mais alta da árvore. Câncer são os ancestrais, o passado e a origem da família. E Capricórnio é o indivíduo que se sobressai, que sai de casa para vencer na vida e construir algo importante. Mas Capricórnio sempre volta para suas raízes (Câncer). E Câncer sempre precisa de proteção e força (Capricórnio). Câncer é a fragilidade e os sentimentos, e Capricórnio protege essa fragilidade, mas não sabe lidar com seus sentimentos. Capricórnio sabe lidar com dinheiro e a vida material muito bem, e Câncer precisa disso para sobreviver, mas é muito sentimental. Quando Câncer está inseguro, precisa de Capricórnio, e quando Capricórnio está carente, precisa de Câncer.

LEÃO (EU QUERO) e AQUÁRIO (EU SEI): Leão tem o magnetismo, e Aquário tem a imaginação e intuição. Os dois pertencem ao eixo do Relacionamento. Leão tem autoconsciência, e Aquário tem a consciência do grupo. Leão pensa mais em si, e Aquário pensa no grupo, por isso é conhecido como o signo da fraternidade e da amizade. Leão centraliza tudo em si mesmo, é magnético e puxa as atenções. Aquário consegue reunir as pessoas em torno de um ideal comum, gosta de grandes grupos tipo sindicatos, partidos políticos, grupos religiosos, clubes, etc. Leão precisa pensar mais nos outros e Aquário precisa pensar mais em si mesmo. Esses dois também são muito teimosos, porque também são signos fixos. Quando Leão está sozinho, precisa de Aquário. E quando Aquário quer um afago, precisa de Leão.

VIRGEM (EU ANALISO) e PEIXES (EU CREIO): Virgem tem a praticidade e a eficiência que Peixes precisa. Peixes tem a fé que Virgem não tem. Os dois participam do eixo da Existência, ou da Vida, sendo a material de Virgem e a espiritual de Peixes. Virgem tem facilidade em tudo o que Peixes tem dificuldade: organizar, trabalhar, ter disciplina, resolver problemas materiais ou de saúde, seguir as regras. E Peixes consegue o que Virgem não consegue: desligar-se da rotina, divertir-se nas férias e nos momentos de folga, rir por nada, chorar por nada, sair da rotina. Quando Virgem está estressado, precisa de Peixes. E quando Peixes está desorganizado, precisa de Virgem.

Deu prá entender?
Espero ter conseguido explicar essa relação entre os signos, baseada nas suas polaridades.

Principalmente que não existe nenhum signo bom, ou ruim.
Que nenhum é melhor ou pior do que o outro.
Todos são necessários para formar a mandala astrológica, todos participam do Zodíaco porque têm uma função importante. Não pode faltar nenhum, e todos nós temos todos, mesmo que alguns sejam mais fortes em cada mapa pessoal.

As polaridades Positivo e Negativo dos signos funcionam mais ou menos como na eletricidade: se atraem e se repelem. E é isso que faz a energia circular.

Namastê!

5 comentários:

Maria Ester Santiago disse...

Parabéns adorei seu texto e pela colocação clara e muito objetiva das informações. A leitura é de fácil entendimento.
Obrigada por compartilhar.
Namastê!

Susana disse...

obrigada! Namastê

Anônimo disse...

Amei...o texto tá bem explicado...concegui entender tudo...meus parabens Vera Lucia...ótimo trabalho.

Anônimo disse...

Parabéns! Amei as explicações! Cada vez mais apaixonada por Astrologia! Namastê

Mimi disse...

Adorei! Muito bom e bem explicado.